quarta-feira, 7 de abril de 2010

Somos frutos das nossas escolhas

PARTE I

Escolher é algo que pode ser perigoso! São as escolhas que fazem de nós o que somos. Incrível como isso é verdade! Tenho aprendido que cada pessoa é o que é por escolha própria. Até os obesos são obesos porque escolheram ser. Interessante essa questão. Não que alguém um dia tenha dito: “meu sonho é pesar 240 quilos!” Não! Mas cada vez que ele teve oportunidade de comer e comeu um “pedacinho” a mais de pizza, repetiu “uma porçãozinha” a mais na comida, ingeriu “um docinho extra” só pra não sobrar na bandeja, bebeu aquele algo a mais etc., ele escolheu, ainda que indiretamente, engordar. Fez escolhas que o transformaram numa pessoa obesa. Mas foram escolhas pessoais.
Ninguém coloca comida na boca de ninguém a força. Ninguém nos obriga a tomar decisões na marra. Fazemos escolhas diariamente, que resultam naquilo em que nos transformamos. Ontem, quando fui alertada a isso, senti, paradoxalmente, uma grande calmaria dentro de mim.
Uma pessoa não escolhe, por exemplo, nascer num bairro precário, perigoso, sem recursos, mas escolhe permanecer lá ou não. Tudo é feito de escolhas. Curioso: podemos até mesmo escolher não escolher. Quando minha família pede pizza e me pergunta que sabor eu prefiro, posso escolher dizer: “o que a maioria pedir eu como!”. Eu estou escolhendo não escolher o sabor e devo assumir depois as consequências disso também. Até mesmo de não gostar da pizza, já que não quis opinar.
Parece confuso, mas é nossa vida. É o que fazemos a todo instante e é muito sério, porque além de traçarmos nossos caminhos, acabamos atingindo com nossas escolhas os que estão ao nosso redor. Escolher requer responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário