quarta-feira, 12 de maio de 2010

Maria

Desde sua presença física aqui no mundo, Nossa Senhora sempre foi simples. Sempre guardou as coisas no coração, a começar por aquilo que ela não entendia. Não foi uma mulher impulsiva, de fazer e acontecer, mas sábia, recolhida. Agia no momento certo, intervinha na vida daqueles que amava, como fez no caso das Bodas de Caná, mas era discreta e atenta. Tinha uma presença que fazia toda a diferença, mas não fazia escândalo, alarde.


Penso na intrepidez dessa mulher que aceitou gerar o Filho de Deus numa sociedade má como a nossa, educá-Lo, instruí-lo, doar-se inteira nesse projeto de Deus, sabendo que O veria, como viu: nu, zombado, escarnecido, humilhado e crucificado injustamente. Ela conhecia os planos de Deus, mas era tão humana quanto eu! Eu também acredito no amor de Deus, mas sinto dores, sinto tristezas, me chateio ao passar por uma situação difícil. Maria é um exemplo perfeito de submissão à vontade divina. De amor e entrega. Mais do que qualquer ativista político, Maria, assim como seu Filho, deu a vida por aquilo em que acreditou.

Pensar na vida de Maria me faz pensar na minha. Porque sou mulher também, porque também pretendo me casar e ter filhos, porque serei esposa um dia, e porque quero, além disso, ser mulher em pé, como Maria. Ser uma mulher diferente, simples como as pombas e prudente como as serpentes. Discreta, capaz de dar a vida pelos que amo, capaz de ouvir mais do que falar, de obedecer em tudo à vontade Deus, de ter discernimento nas situações, de saber como agir, quando agir, sem me desesperar.

Minha mãe foi muito parecida com Maria em vários aspectos. Ela e meu pai me ensinaram a rezar o terço desde pequena e a recorrer a sua intercessão poderosa como um filho recorre à mãe.

A oração dos humildes. Repetitiva, sem novidade, simples, mas poderosa.

Quero ser feminina como Maria, bonita como Maria, mulher como Maria, mãe como Maria. Que as mulheres do mundo inteiro, antes de almejarem uma vida como a de Eva, queiram assemelhar-se a Maria, a mulher de verdade, Rainha e medianeira nossa. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário